O Xangô de Baker Street - Jô Soares


Fala galera! Hoje trago a resenha do último livro que li na Maratona Literária de Inverno. Não sabe que treco é esse? Clica aqui que você vai entender.
Bom, finalizei minha maratona com uma obra do grande Jô Soares. Ainda não tinha lido nada dele e gente, como eu adorei esse livro! Já quero comprar outros dele, pra ontem!

O Xangô de Baker Street narra um caso em que o grande detetive Sherlock Holmes foi solicitado para resolver em terras tupiniquins. Sherlock inicialmente é chamado para ajudar no caso do desaparecimento de um violino Stradivarius, que D. Pedro II havia dado à sua amiga Maria Luísa Catarina de Albuquerque, mas acaba auxiliando o delegado Mello Pimenta no primeiro caso de serial killer registrado.



Obviamente que não posso falar muito a respeito do enredo do livro, já que é um livro de leitura bem rápida. A minha edição tem 349 páginas e a diagramação foi feita com letras grandes, o que faz a leitura fluir mais rápido do que se esperava. Mas na verdade, a história flui mesmo por causa da narrativa de Jô e o jeito irreverente que ele escreveu a história. Ele consegue passar o cotidiano de grandes nomes presentes na história brasileira, de forma que eles sejam apenas pessoas comuns, não tão importantes como nos dias de hoje.

Jô, ao mesmo tempo que descreve muito bem certas paisagens, ele tem a sutileza de descrever passagens cômicas dos personagens, daquelas bem corriqueiras, que qualquer ser humano passa e que os autores não costumam retratar em seus livros, principalmente quando se trata da realeza, balanceando com certas cenas mais pesadas, no caso dos assassinatos do serial killer. Ele nos mostra também um Sherlock Holmes que não é tão certeiro em suas deduções, como sempre foi retratado nas obras de Conan Doyle. Holmes é um detetive de renome que acaba se distraindo mais que deveria no Rio de Janeiro, experimentando novas sensações e sentimentos, assim como John Watson, que mesmo tendo vindo ao Rio a contra gosto, acaba passando por situações memoráveis. 




O Xangô de Baker Street é um livro de investigação com comédia, mas aquela comédia sutil, que não precisa ser forçada pra te arrancar gargalhadas. Confesso que ri muitas vezes, me surpreendi bastante e fiquei besta no fim do livro, por causa de n motivos, os quais não falarei, até porque seria muita sacanagem minha, né?


Então é isso galera. Alguém já leu esse livro? Já leu algo de Jô Soares? Deixe aí nos comentários a sua resposta e não esquece de visitar o blog nas redes sociais! Lá no rodapé tem o Instagram e o Twitter, sem contar o canal no Youtube.

Me encontre nas redes sociais
Compartilhar no Google Plus

Juliara Vasconcelos

Geek por hábito, nerd porque me chamam. Gosta de jogar, mas é noob, adora assistir filmes mas odeia filmes de dramalhão e tem medo dos de terror. Lê fantasia, ficção científica e terror, que é sua maior divergência. Não tem nenhuma saga preferida, porque ainda não leu Senhor do Anéis. (Isso mudará em breve)

    Comentários

6 pessoas já comentaram:

  1. Não li nada, mas já vi o filme e recomendo. bem legal!
    Gostei da sua resenha, tenho o livro aqui. Um dia leio!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/achadosdamila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to começando a me convencer que eu sou a pessoa mais desinformada em relação à adaptações de livros. Eu não sabia que tinha filme! Hahaha
      Espero que goste tanto quanto eu gostei da leitura!
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Investigação com comédia, deve ser boom. Eu adoro livros onde tenho que pensar e me surpreendo sabe?

    Beijos, Love is Colorful & Sorteio Lentes para Celular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros de investigação são ótimos, com comédia então, não tem como ficar melhor!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Olá! Eu nunca li os livros do Jô Soares, confesso que fiquei curiosa em ler essa história! Até poque curto livros onde a narrativa é bem gostosa e clara, com um toque de humor, é claro! quem é que não gosta?
    Gostei muito da resenha, vou ver se compro para conferir!
    Bjos!
    www.faseseestacoes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste tanto quanto eu gostei! Pretendo comprar mais livros dele!
      Obrigada pela visita!

      Excluir

Obrigada por ler e comentar!
Se comentar em anônimo, deixe seu nome!
Comentários ao estilo spam não serão aceitos, então só comente se realmente leu o post! Obrigada pela compreensão ♥