O Hobbit - J.R.R. Tolkien


Fala galera! Tudo certo por aí?
Não sei se vocês perceberam, mas as resenhas estão ficando mais frequentes aqui no blog. Pois é, essa que vos fala resolveu deixar a preguiça de lado. Além disso, no mês de julho rolou a Maratona Literária de Inverno do Canal Geek Freak, que eu acabei participando por estar de férias do trabalho, então eu acumulei algumas resenhas e irei postando aos poucos pra vocês. 
Bem, depois de muito tempo desejando, finalmente li O Hobbit. É o primeiro livro de Tolkien que leio, mesmo sendo fascinada por Senhor dos Anéis. Pra deixar claro, ainda não li a trilogia porque ainda não consegui comprar, até porque, eu preciso ter os livros pra mim. 
Eu farei essa resenha independente dos filmes, que eu já assisti e cheguei à conclusão que tem muito pouco a ver com o livro em si. 



O Hobbit acompanha a aventura de Bilbo Bolseiro, um hobbit acomodado à sua vida calma sob a Colina, como todos os hobbits que ali vivem. Bilbo descende de duas famílias totalmente opostas. Os Tûk, que são completamente aventureiros, sendo até excluídos por causa disso e os Bolseiros, que são tradicionais e reservados, com um bom hobbit deve ser. Bilbo, com seus 50 e tantos anos nunca se viu embarcando em uma aventura, como os membros do lado Tûk da família, até o dia que o mago Gandalf apareceu pela primeira vez em sua porta. A partir daquele dia, muitas coisas mudariam para Bilbo.
Um belo dia, batem à sua porta 13 anões juntamente com Gandalf para analisarem o plano de reaver a Montanha Solitária, onde está guardado o tesouros do avô de Thorin Escudo de Carvalho, o líder da companhia. Óbvio que Bilbo não esperava, muito menos sabia o porque de estarem tratando daquele assunto em sua casa, até que Gandalf o informou que iria na jornada com eles. Bilbo não acredita em tudo o que está acontecendo até a manhã que a expedição se inicia, para a qual sai atrasado e atrapalhado. 



A partir daí os 14 passam por diversos desafios e apertos, desafiando trolls, ceando com elfos, fazendo amizade com seres da floresta entre tantas outras coisas. No meio de todas essas aventuras, Bilbo é colocado à prova a todo momento, por um lado para provar a si mesmo que era capaz de sobreviver à tudo aquilo e por outro para honrar o que Gandalf prometeu aos anões a respeito dele ser mais valoroso do que eles imaginavam.
É muito legal ver o crescimento do Bilbo durante a história. Ele deixa de ser o Bolseiro assustado para deixar seu lado Tûk falar mais alto e virar um destemido e valioso membro da companhia de Thorin. Se não fosse pelo pequeno hobbit, os anões não teriam conseguido ir muito longe.
Em diversos momentos Tolkien no presenteia com canções e conversa com o leitor, como se estivesse contando a história ao nosso lado. O livro contém parágrafos em sua maioria bem longos, que alguns podem não estar acostumados, e digo por mim que eu demorei um pouco a me acostumar com isso. Ao longo do mesmo tem ilustrações feitas pelo próprio Tolkien e ele ainda faz referência aos mapas desenhados por ele durante a narrativa pra que você saiba onde a companhia está.



Mesmo com esses parágrafos longos, a leitura é fluída, rápida e bastante leve, se for comparar ao que já ouvi de Senhor dos Anéis. Enfim, o dia que eu ler eu vou poder confirmar ou não pra vocês isso.
Resumindo: quem ainda não leu, leia! Esqueçam os filmes que assistiram. Existem detalhes no livro que são muito importantes e que não foram explorados no filme e outros tantos que fizeram muita falta pra quem leu o livro.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Então é isso galera. Quem aqui já leu O Hobbit? Quem não leu, tem vontade de ler? Deixem aí nos comentários vossa ilustríssima opinão e não se esqueçam que tem como comentar pelo Facebook também!

Me encontre nas redes sociais
Compartilhar no Google Plus

Juliara Vasconcelos

Geek por hábito, nerd porque me chamam. Gosta de jogar, mas é noob, adora assistir filmes mas odeia filmes de dramalhão e tem medo dos de terror. Lê fantasia, ficção científica e terror, que é sua maior divergência. Não tem nenhuma saga preferida, porque ainda não leu Senhor do Anéis. (Isso mudará em breve)

    Comentários

12 pessoas já comentaram:

  1. Poxa, eu já peguei várias vezes esse livro na livraria, mas nunca compro!
    Eu não sei se é porque eu imagino como será a história, sei lá.
    Mas com certeza, e sem dúvidas, parece um ótimo livro!
    Beijos Ju! <3
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Jaque, dê uma chance! É um livro tão gostosinho de ler! Vale a pena!
      Obrigada pela visita, beijão!

      Excluir
  2. Oi, Juliara. Obrigada pela sua visita e comentário lá no blog! "Os miseráveis" dá medo só pelo tamanho mesmo, viu? A leitura é bem tranquila, bem mais fácil do que eu esperava. Sou louca pra ler/ter o "Onde cantam os pássaros" desde que o vi no site da Darkside. Ô livro lindo!

    "O Hobbit" também foi meu primeiro do Tolkien. Tenho a versão ilustrada, que é uma lindeza só, e amei a leitura. Terminei já sabendo que um dia vou reler. Já comprei "O senhor dos anéis" em volume único e quero ler em breve.

    Adorei seu blog, vou seguir. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acabou de me tranquilizar hahaha. Vou tentar ler algum dia. Acho que todo mundo tem que lê-lo um dia,né? Eu to curtindo muito Onde cantam os pássaros. A história é bem boa.

      Infelizmente O Hobbit que eu li é do meu namorado, mas vou comprar um pra mim em breve. Eu ganhei os livros de Senhor dos Anéis e já to me preparando pra ler.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Um dos meus livros favoritos <3
    O Senhor dos Anéis é muito bom, mas é meio que um contraste com a leitura leve de O Hobbit. Ele é mais denso. No começo é de se estranhar, mas conforme você vai lendo e vai se inserindo naquele universo é completamente fantástico. A escrita é tão rica que em alguns momentos é difícil entender que aquilo é ficção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou bem ansiosa para ler O Senhor dos Anéis. Ganhei o box do meu namorado e todo dias eles me chamam hahaha.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Estou fraca de livros ultimamente... os concursos estão consumindo a parte da leitura! rs
    Nunca li esse livro e morro de vontade... gosto de leituras leves! :D
    Bjoooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, concursos consomem muito mesmo, te entendo.
      Essa é uma leitura que vale super a pena, quando tiver um tempinho, leia!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Que blog diferente, ameiii

    http://petalasdelicadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O Hobbit foi o primeiro e único livro do Tolkien que li também e é muito bom. Estou doido para adquirir a trilogia (no momento só consegui o livo 2), mas infelizmente o valor não ajuda, né?
    http://www.oclubedameianoite.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Paulo. O Senhor dos Anéis é salgado! Mas fica de olho no Submarino, Mayke conseguiu comprar os meus numa promoção que teve lá!
      Obrigada pela visita!

      Excluir

Obrigada por ler e comentar!
Se comentar em anônimo, deixe seu nome!
Comentários ao estilo spam não serão aceitos, então só comente se realmente leu o post! Obrigada pela compreensão ♥