O lado mais sombrio - A. G. Howard


Fala galera, tranquilidade?
Hoje eu trago mais uma resenha pra vocês. É provável que vocês já tenham visto a resenha desse livro em diversos blogs, mas decidi fazer do mesmo jeito, até porque a minha visão é um pouco diferente em relação ao gênero. Hoje eu falarei sobre o livro "O lado mais sombrio", de A. G. Howard.

O lado mais sombrio é um livro de 2013 e o título original é Splintered. A primeira vez que vi esse livro fiquei encantada pela capa, até que li a sinopse e as primeiras linhas dele, o que me interessou ainda mais. (Eu mostrei um pouco dele e a sinopse aqui).

O livro nos conta a história de Alyssa, tataraneta de Alice Lidell, a protagonista da famosa história de Lewis Carroll. Alyssa é uma menina diferente das outras de sua escola, sempre é perturbada por causa da história de sua tataravó e tem a estranha mania de fazer mosaicos com insetos capturados em uma armadilha que ela deixa na garagem. 


Além de Alyssa, temos Jeb, seu melhor amigo de infância e paixonite, o que, na minha opinião, nem precisava existir na história e temos Morfeu, que só conhecemos um pouco depois, que seria o "amigo mariposa" de Alyssa, quando era criança. Na história, Alyssa obviamente amadurece durante o livro, mas acaba sendo fragilizada demais pela autora, principalmente quando o assunto é o romance forçado e irritante dela com Jeb. 

O cenário apresentado é algo bem menos fantasioso do que na história de Carroll, e posso dizer que um pouco mais macabro também. As cenas são muito bem descritas, nos permitindo visualizar com facilidade cada canto pelos quais nossos personagens passam. Os seres do País das Maravilhas são chamados de intraterrenos e em sua maioria são híbridos, uma mistura de um animal com outro ou um animal com um ser humano. O livro é narrado todo um primeira pessoa pela própria Alyssa, nos permitindo também sentir o que está passando com ela, principalmente quando ela está na presença de Jeb e Morfeu, que provocam sensações cada vez mais diferentes e intensas nela.


Analisando o livro como um todo, ele tem uma história fascinante, nos imergindo no novo velho País das Maravilhas que foi apresentado na história original, mas talvez um pouco mais real. A essência original é totalmente mantida, tanto que quando nos deparamos com algumas cenas, nos lembramos claramente do livro de Carroll. 

Confesso que muitas vezes eu quis largar o livro justamente pelo motivo do romance forçado e deslocado que foi colocado ali, mas a história principal era muito mais interessante. Nessas mesmas vezes também tive vontade de riscar todos os diálogos melosos e entediantes, tornando minha leitura mais interessante. 


Mesmo com todas as minhas reclamações e viradas de olho durante a leitura, a história conseguiu me cativar, me deixando com vontade de ler o próximo volume, "Atrás do Espelho", que já foi lançado no Brasil.

Se você gosta de Alice, romance, e coisas bizarras, você vai gostar muito do livro. Mas se você é como eu e tem baixa (lê-se zero) tolerância à romance, você vai ter a experiência de amor e ódio que tive.


-----------------------------------------------------------------------------------------

Então é isso galera. Alguém já leu esse livro? O que achou? Mesmo depois da minha resenha, você leria? Conta aí nos comentários e não se esquece que temos a caixinha de comentários do Facebook também!

 Me encontre nas redes sociais




Compartilhar no Google Plus

Juliara Vasconcelos

Geek por hábito, nerd porque me chamam. Gosta de jogar, mas é noob, adora assistir filmes mas odeia filmes de dramalhão e tem medo dos de terror. Lê fantasia, ficção científica e terror, que é sua maior divergência. Não tem nenhuma saga preferida, porque ainda não leu Senhor do Anéis. (Isso mudará em breve)

    Comentários

24 pessoas já comentaram:

  1. Amei a história e estou aqui esperando pelo lançamento do terceiro e quarto livro ahuhaiauhiauha
    Já mandei e-mail pra autora, mas não tem jeito só esperar ^^

    Sou do time do Morfeu =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provável que eu só continue a ler por causa do Morfeu mesmo hahaha
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Gostei do blog. Tenho uma certa curiosidade para com esse livro =)
    Abraços!
    http://bravuraliterariablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta de romance, vai gostar mais do que eu :)
      Obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Não sou fã de romance, na verdade, detesto romances. É sempre muito clichê hahaha.
      Minha pegada são mais os épicos de guerra!

      Seguindo o blog =)

      Excluir
    3. Pois é, eu peguei esperando um livro de fantasia e acabei me deparando com um romance. Mas a história em si é legal :)

      Excluir
  3. eu to ansiosissima para ler o meu *.*

    Pensando seriamente em coloca-lo no começo da lista de leitura

    Parabens pelo blog, estou te seguindo :D

    http://coruujando.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero ler o segundo mais por causa da história mesmo, e pelo Morpheu hahaha
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. O que me chama a atenção nesse livro é essa retomada do País das Maravilhas e principalmente por ser mais real, com boas descrições. Acho que leria o primeiro da série para ver se vale a pena prosseguir.
    Excelente resenha;

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, a história em si eu gostei, e pretendo ler o segundo, pra ver se a história melhora ou piora de vez.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  5. Já tinha visto várias resenhas sobre o livros, e ainda assim, depois da sua, continuo afim de ler este livro.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi várias resenhas falando super bem dele, a história é boa, mas tem pontos negativos, como todo livro.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. A premissa é interessante! Vai pra lista, adorei sua resenha!

    Submerso em Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! E espero que não ligue para as partes melosas hahaha.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Oi Juliara,
    Sou louca para ler esse livro, simplesmente porque amooooo Alice no País das Maravilhas, não por acaso meu livro preferido e inspiração no nome do meu blog rsrsrsrs Ainda não tive a oportunidade de ler, mas está entre os meus desejados faz um bom tempo. Espero poder ler logo, pena a parte do romance, geralmente é o que mais me decepciona nos livros que leio.
    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duda, eu também amo a história da Alice, mas vale a pena ler pela história em si. Só ignorar as partes melosas que fica tudo certo hahahaha.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Ju, minha tolerância com o romance é bem extensa acredito eu. Tenho paciência, dependendo do grau né. Se for tão forçado quanto você diz, talvez eu também tenha dificuldades de ler, mas nunca tive interesse pelo livro. A história da Alice não me prende tanto quanto prende o resto do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Thaísa, minha tolerância teria sido maior se a história tivesse mais abertura pra isso. Achei que a história estava fluindo bem o suficiente e não precisava de "açúcar" hahaha.
      Mesmo que a história de Alice não te prenda, pode até ser que esse livro seja interessante pra você, pois a autora mostra o país das maravilhas de uma forma bem diferente.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  9. Eu estou lendo O Lado Mais Sombrio no momento, estou gostando bastante da premissa, o livro me encantou. Mas assim como você acho bem forçado o romance da Alyssa com o Jeb, acho que ele só existe pra ter um triangulo amoroso... Mas no geral estou amando o livro.
    Adorei a resenha.

    http://moradaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico tão aliviada em saber que não sou a única que acha isso hahaha. Pretendo ler o segundo em breve, mesmo com essa forçação de barra.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  10. Tenho esse livro e a continuação, mas até hoje não li. Vendo sua resenha dei uma animada para agilizar a leitura.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita que é uma leitura rápida!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  11. Tenho uma amiga que amou esse livro, e me indicou! Sua resenha mais a empolgação dessa amiga me deixou cheia de vontade de conhecer essa história de perto.

    Lindo blog.
    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que ótimo! Espero que curta muito a história!
      Obrigada pela visita!

      Excluir

Obrigada por ler e comentar!
Se comentar em anônimo, deixe seu nome!
Comentários ao estilo spam não serão aceitos, então só comente se realmente leu o post! Obrigada pela compreensão ♥