O Demonologista - Andrew Pyper


E aí galera, tudo certo?
Hoje vim trazer a resenha de um livro que tem sido bastante comentado nos blogs que eu tenho visitado, O Demonologista, de Andrew Pyper, que foi publicado pela editora Darkside.


Comecemos pela edição que a Darkside lançou. Na verdade acho que foi uma das coisas que mais chamou atenção no livro. Capa dura emborrachada vermelha com detalhes em relevo areado e lombada parecendo um livro antigo. Gente, na boa, esse livro é lindo demais, pode falar. Além de ter algumas ilustrações lindas e a mini biografia de John Milton, autor de Paraíso Perdido, a obra mais citada ao longo do livro.



Agora, a parte mais importante: a essência do livro. Sim, a essência, porque esse é um livro que você tem que ler além do que está escrito. Eu, como muitos, comprei o livro pensando que era um conto de terror e suspense, ou de horror, mas o que eu tive foi uma história com um grande teor psicológico.



O Demonologista nos apresenta David Ullman, um professor universitário conhecido por seus estudos sobre a bíblia, a obra Paraíso Perdido entre tantas outras semelhantes, principalmente as voltadas para o oculto. Sua fama é dada também pelo seu ceticismo, que lhe dá a neutralidade necessária para falar do "bem e do mal". Durante o livro, David é colocado numa busca à sua filha e ao oculto. Não aquele oculto que nos é mostrado nos filmes de terror, de meninas virando cabeça, caras totalmente deformadas, essas coisas. O oculto nos é mostrado de uma forma mais sutil e real, a forma que deveríamos dar mais atenção.


Platão, penso nisso agora, definia daimon como "sabedoria". O poder demoníaco procede não do mal, mas do conhecimento das coisas.

O tempo inteiro o ceticismo de David é posto à prova, no fim sendo completamente posto de lado.  Além dessa constante luta consigo mesmo, com o que ele acredita ou não, temos Tess, sua filha, que foi levada pelo demônio com o qual trava sua batalha. Tess é uma menina fechada, melancólica, tal como o pai. Ela vê coisas que o próprio David não imaginava, mas descobre quando lê seu diário, o que o deixa cada vez mais crente e igualmente triste, por imaginar que poderia fazer algo antes, por querer ter tido tempo de fazer com que sua filha compartilhasse aquilo com ele.



Outro personagem crucial, que é um dos motivos de David não cair, é Elaine O'Brien. O'Brien é a sua melhor amiga, devo dizer que é a única também. Elas está em fase terminal, devido a um câncer que descobriu tarde demais. Mesmo depois da insistência de David para que ela não o acompanhe, ela o faz. Elaine no início não acreditava no próprio David, achando que ele estava ficando louco, afinal, ela era psicóloga, e conhecia bem os sinais, mas ela não contava que teria contato direto com as mesmas coisas que David, a fazendo mudar seu discurso e apoiar seu amigo. Devo dizer que algumas vezes torci para que eles tivessem algo, mas finalizei o livro agradecendo por não ter acontecido nada. 



Enfim, o livro flui muito bem. A narrativa em primeira pessoa de Pyper descreve o que David quer mostrar para o leitor. O que conta na história é o que ela quer nos mostrar em relação ao que acreditamos ou não, o que deveríamos acreditar ou que ao menos deveríamos dar atenção. Tiveram diversas passagens do livro que me fizeram pensar e concordar com o que estava ali escrito. Comecei a ler esperando uma coisa, mas não me decepcionar por encontrar algo diferente. Não posso falar muito da história em si, pois o livro é curto, então iria acabar falando algo que não devo, como acabo fazendo muitas vezes. Eu meio que solto spoilers sem perceber, juro que não são intencionais quando falo.


-----------------------------------------------------------------------------------------

E vocês, já leram esse livro? O que acharam? Conseguiram analisar o livro ou foi só mais uma leitura? Conta aí nos comentários! E não se esqueça que tem como comentar pelo Facebook também!


 Me encontre nas redes sociais


Compartilhar no Google Plus

Juliara Vasconcelos

Geek por hábito, nerd porque me chamam. Gosta de jogar, mas é noob, adora assistir filmes mas odeia filmes de dramalhão e tem medo dos de terror. Lê fantasia, ficção científica e terror, que é sua maior divergência. Não tem nenhuma saga preferida, porque ainda não leu Senhor do Anéis. (Isso mudará em breve)

    Comentários

8 pessoas já comentaram:

  1. Tenho muita vontade de ler esse livro. Não terminei de ler sua resenha porque me pareceu ter spoilers. /: hauahuahaua! Mas a capa é linda mesmo, aquele da Menina Submersa tbm tem uma capa foda! Quero todos, quero Darkside. <3
    Beijos Juli! <3
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São spoilers não tão spoilers, se é que isso existe hahaha. Na verdade dei uma visão geral do livro, pode ficar tranquila que é uma história muito além do que eu escrevi :)
      Eu também precisa de mais Darkside na minha vida ♥
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Oi Ju!
    Acho as figuras desse livro linda!
    Mas ainda não li! Vou fazer a leitura em breve!
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!
      Esse livro realmente me fisgou primeiro pela beleza.
      Leia sim, você vai gostar muito!
      Beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Olá,
    A Darkside arrasa demais nas edições, confesso que eles não lançam livros que fazem meu estilo de leitura ou me agradam, mas são de fato muito caprichados visualmente. Adorei.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Inês!
      Às vezes dá vontade de ter o livro mesmo sem ler, porque até embeleza a estante. Espero que um dia você de uma chance para algum dos títulos deles!
      Beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Meu Deus! Seu Blog é muito lindo! :o
    A editora Darkside Books é simplesmente incrível. Suas edições são muito bem feitas, e as próprias histórias que publica parecem ser, em sua maioria, incríveis!

    http://eujovemdemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      A Darkside escolhe muito bem seus títulos e sempre arrasa nas edições, sejam elas as especiais ou as comuns.
      Muito obrigada pela visita!

      Excluir

Obrigada por ler e comentar!
Se comentar em anônimo, deixe seu nome!
Comentários ao estilo spam não serão aceitos, então só comente se realmente leu o post! Obrigada pela compreensão ♥