Zona Cult: Pi


Fala galera! 
Como foi o final de semana de vocês? O meu foi tranquilo, comi bastante e tal. 
Hoje vim trazer pra vocês um filme que poucos devem ter ouvido falar: Pi.

Sim, o nome do filme é esse e não, ele não tem a ver com censura de palavrão e sim com o número matemático Pi. Para os que não sabem, Pi corresponde ao número 3.14159265359. Sabendo disso, vamos conhecer o filme.

Pi é um filme de 1998, que foi encaixado no gênero de suspense e ficção científica, dirigido por Darren Aronofsky. O filme, todo rodado em preto e branco, não nos fornece uma data precisa de quando se passa, mas retrata a história de Max Cohen, um gênio da matemática e da informática da época (que suspeito que date entre 1975 - 1985, com base no computador utilizado), que vive escondido e evita todo e qualquer contato humano.


Pode-se dizer que Max é obcecado por sequências, que é de onde vem a fixação dele de encontrar um padrão na sequência aleatória dos números de Pi. Antes dele, quem começou a pesquisa, foi seu professor Sol, que acabou largando após um derrame. O principal exercício de Max é encontrar padrões nos valores da bolsa, o que acaba chamando atenção de um grupo da Wall Street. Com seu medo de encarar pessoas, ele consegue evitar ao máximo responder o chamado deles, em contra partida, ele não consegue escapar de Lenny, um judeu que conhece numa cafeteria, que acaba por lhe contar sobre as sequências numéricas existentes no Torá, textos que fazem parte da história central do judaísmo. 


Uma coisa importante a se falar é que Max sofre de crises de enxaqueca, ele chega a ter crises tão fortes, a ponto de precisar de injeções para "aliviar" as dores. No filme nós presenciamos essas crises principalmente em momentos em que ele é incomodado. Além das crises, uma coisa recorrente no filme é uma nota pessoal que ele dá: "Quando eu era criança, minha mãe falava que não podia olhar diretamente para o sol. Uma vez, quando tinha seis anos, eu olhei",e a partir da primeira vez que ele cita essa nota, a gente entende um dos motivos dele ficar trancado dentro de casa: ele evita o sol. 

O filme se desenrola com ele procurando uma sequência que ajude o grupo do Wall Street, que finalmente conseguiu entrar em contato com ele, e também o grupo judaico, que acha que uma determinada sequência seja a resposta para a vinda do Messias. Ao mesmo tempo que ele persegue arduamente essas respostas, seu ex professor Sol, tenta convencê-lo de que ele não irá achar as respostas, que ele precisa deixar tudo de lado, eu terminará como ele. Obviamente que Max não o ouve, e o que vemos é uma sucessão de crises que vão cada vez mais mexendo com o psicológico do nosso protagonista. As cenas finais do filme são surpreendentes, visto que você espera uma coisa e vê outra totalmente diferente.


Em resumo: Pi é um filme relativamente complexo e um pouco difícil de assistir. Alguns podem achar cansativas as múltiplas teorias matemáticas apresentadas, podem achar estranho demais o comportamento de Max, mas o fato é que é um bom filme, que de certa maneira faz você refletir até que ponto as pessoas vão para alcançar algum objetivo.

Então é isso galera. O que acharam da dica? Já tinham ouvido falar no filme? Já assistiram? Qual outro filme cult vocês me indicam?

Me encontre nas redes sociais
Compartilhar no Google Plus

Juliara Vasconcelos

Geek por hábito, nerd porque me chamam. Gosta de jogar, mas é noob, adora assistir filmes mas odeia filmes de dramalhão e tem medo dos de terror. Lê fantasia, ficção científica e terror, que é sua maior divergência. Não tem nenhuma saga preferida, porque ainda não leu Senhor do Anéis. (Isso mudará em breve)

    Comentários

14 pessoas já comentaram:

  1. Esse filme não me é estranho!
    Talvez por já ter ligo algo sobre ou ter visto-o em algum lugar, mas sei que não assisti.
    Gosto muito de conhecer esses estilos de filmes, fora da rotina, do cotidiano e desses "padrões" impostos em ser um "filme bom" ou ser um "filme ruim". Todo filme é bom, pois sempre vai ter alguém que goste dele, mesmo que seja 1 em 1 milhão de pessoas. Hehe. Adorei o post e amei saber mais sobre o filme. Me despertou o desejo de assistir!

    Beijos, www.escritoraentre4paredes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Que bom que gostou.
      Esse realmente é um tipo de filme que poucos assistem, mas é filme que de uma certa forma te faz refletir.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. BLOG PERFEITO ,AMEI TUUUUUUUUUDO
    SE PUDER OLHE O MEU ,E SE GOSTAR DE ALGO ,
    ✦ ✧COMENTA LÁ ! VLW !✦ ✧
    ~~~~ JÁ SEGUINDO ~~~~
    http://mestrelato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. adoro esse tipo de filme q geralmente as pessoas nao curtem. adorei teu blog. bju

    http://aieuvivantagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses filmes são ótimos pra pensar!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Gosto bastante do trabalho desse diretor, que só faz filmes "mindfuck" hahaha
    Fiquei curiosa, adoro essas tretas de números.
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pretendo procurar mais filmes dele. Esse não achei tão mindfuck, mas é bem legal.
      As tretas com números acabam te deixando tonta às vezes hahaha
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Acho que já ouvi falar desse filme, porém nunca assisti. Teu post me despertou a curiosidade, e vou baixa-lo para o próximo final de semana. Obrigada pela dica, adoro esses filmes, faz bem meu estilo, haha. Beijos
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da dica! Pretendo trazer esse tipo de filme sempre por aqui!
      Obrigada pela vista!

      Excluir
  6. Essa sim é uma resenha de um filme de conteúdo que parece realmente valer a pena assistir, já está na minha lista de filmes para o feriado. Parece ser uma ótima indicação, não esqueça de trazer mais desse gênero.

    | www.gabbisandi.com/ |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi! Que bom que gostou! De vez em quando o a sessão Zona Cult vai aparecer por aqui pra trazer esse tipo de filme!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Desconhecia esse filme, mas achei bem interessante. Pi parece ser um filme inteligente, bem trabalhado e com uma elaboração complexa, exatamente do jeito que eu gosto.
    Dica anotada.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando assistir, não esqueça de dar o feedback se gostou do filme!
      Obrigada pela visita!

      Excluir

Obrigada por ler e comentar!
Se comentar em anônimo, deixe seu nome!
Comentários ao estilo spam não serão aceitos, então só comente se realmente leu o post! Obrigada pela compreensão ♥