DC ou Marvel?

Faaala galera, tudo beleza por aí?
Aqui tá tudo certinho, mas vou confessar que tava difícil pra sair um post hoje hein! Falta de inspiração, aquela preguicinha depois do expediente... enfim, juntei minhas forças, coloquei a cuca pra funcionar e resolvi soltar a questão: DC ou Marvel?


Tá, vamos começar apresentando essas duas. DC e Marvel são editoras de histórias em quadrinhos, nossas tão populares HQ's, criadas em 1934 e 1939, respectivamente. 
A DC Universe (esse é o nome certo da editora) foi criada pelo Major Malcom Wheeler-Nicholson para publicar, em 1935, a edição More Fun Comics/Fun: The Big Comic Magazine #1, ou seja, nada de super heróis galera.
Já a Marvel, que foi criada poucos anos após a DC, foi fundada por Martin Goodman, sob o nome de Timely Comics, mas diferente da DC, a Marvel já iniciou suas publicações, em 1939, com aparições de super-heróis, nesse caso o Tocha Humana e o anti-herói Namor, o Príncipe Submarino.


Agora, deixando um pouco a história das duas, eu vou partir para uma análise bem superficial e direta delas. Lembrando que eu não sou expert em nenhum dos dois universos. 
Se formos procurar saber um pouco sobre as histórias dos personagens, digo personagens porque as histórias são muito mais profundas do que os super-heróis mostrados nos filmes dos últimos tempos, nós vemos uma característica marcante em cada uma: a DC tem um universo mais sombrio, mais sério, enquanto a Marvel tem um ambiente mais leve e divertido. Óbvio que isso é uma análise superficial, porque se formos analisar história a história, vamos ver essas características nas duas. 

As duas editoras vem tendo um destaque cada vez maior por causa dos filmes, séries e animações lançadas, o que acaba gerando uma "guerrinha" entre os fãs. A gente até entende que acaba-se criando uma preferência entre uma e outra baseado no que nos mostram, não necessariamente no que procuramos. Um exemplo clássico é: quem vence a luta: Batman ou Homem de Ferro? Eu, como fã do Batman, vou defender a vitória dele a unhas e dentes, já Mayke, meu namorado, defende o Homem de Ferro de todos os jeitos, gerando altas brigas de casal. Brincadeira. Ou não. O fato é que, cada universo acerta de uma maneira diferente no que faz. Pra mim não existe uma melhor que a outra e sim o que eu prefiro e o que eu percebo de erros e acertos.
Uma coisa que eu sempre falo é: a Marvel acerta nos filmes e a DC acerta nos seriados e animações. Eu tenho preferencia pela DC, mas não posso negar que os filmes da Marvel são maravilhosos! Óbvio que isso não é só da editora, vai muito também do estúdio que tem os direitos de imagem, e isso muitas vezes acaba desacreditando os fãs. 


Outra coisa que deixa os fãs meio decepcionados com essa leva de filmes, no caso da Marvel, é essa briga sobre direitos de imagem, que acabam frustrando as chances de vermos uma união dos Vingadores com os X-Men, por exemplo. Isso fica claro a cada filme, exemplo disso é o Era de Ultron, que tem a Feiticeira Escarlate e o Mercúrio, que em nenhum momento podem ser chamados de mutantes e a origem deles é modificada (infelizmente ainda não assisti o filme, mas, já vi resenha dele no Pausa para Nerdices). 

Bem, então é isso galera! Hoje escrevi mais do que o costume. Eu teria mais coisa pra falar, mas é melhor parar por aqui, senão você vão ficar enjoados, risos. Espero que tenham gostado e não me xinguem! Essas análises são minhas, óbvio que muitos vão ter pontos de vista diferentes.

O que acharam do post? Qual universo você prefere, DC ou Marvel? Deixa aí nos comentários!

Me encontre nas redes sociais
Compartilhar no Google Plus

Juliara Vasconcelos

Geek por hábito, nerd porque me chamam. Gosta de jogar, mas é noob, adora assistir filmes mas odeia filmes de dramalhão e tem medo dos de terror. Lê fantasia, ficção científica e terror, que é sua maior divergência. Não tem nenhuma saga preferida, porque ainda não leu Senhor do Anéis. (Isso mudará em breve)

    Comentários

14 pessoas já comentaram:

  1. Eu adoro tudo dos dois universos. Para mim, os dois são bons e eu curto bastante. xD

    Dark Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, cada um tem personagens ótimos e histórias maravilhosas!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. eu nunca consegui distinguir quais personagens pertencem a qual editora. Sempre achei os personagens e suas histórias tão parecidas, quero dizer, há uma série de elementos similares entre um e outro, em todas essas histórias... pelo menos, nas que conheço (homem aranha, superhomem, batman, homem de ferro, demolidor, x-man, mulher maravilha, capitão america, entre outros...). Mas sempre achei o universo das HQs interessante. Esses dias, eu tava vendo na livraria Fenac, não sei se tu já vistes, mas há dois livros muito interessantes que contam a história da história em quadrinhos. um deles, inclusive, é só da Marvel. Acho que é um bom investimento (eles são meio caros) para quem tem interesse no assunto. ainda estou pensando se compro! T__T Tu disse que a DC comics é quem mais acerta em seriados, mas acho que a Marvel ainda pode virar o jogo. Não sei se tu ficou sabendo, a Netflix lançou, há pouco tempo, um seriado sobre o Demolidor (que é da Marvel, né? - só sei dessa, pq aparece na introdução! auiheaiueh )que tem arrancado muitos elogios da critica especializada. Eles conseguiram um ótimo elenco de atores e roteiristas para criar essa série. Eu, que nunca fui muito chegada em HQs, estou amando essa série. Eles conseguiram colocar um "q" de Breaking Bad (aquela questão de justificar o mal pelo bem), misturando com vários outros efeitos que tem surtido boa audiência. Ali, os personagens parecem ter mais emoções, mais profundidade mesmo, que eu sempre achei faltar nessas histórias... Enfim, para quem tem acesso ao Netflix, é uma ótima opção. :)


    Riscos e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Separar os personagens é complicado mesmo. Já vi muitos confundindo personagens, principalmente os que tem menos destaque, que é o caso de Demolidor. Assim, é possível que a Marvel vire o jogo em relação aos seriados, mas se colocarmos na balança os seriados Arrow e Gotham, Demolidor e Agents of SHIELD não atingem o mesmo sucesso. Não digo que são ruins, mas é questão de números e talvez até popularidade. Eu comecei a assistir Demolidor, mas ainda não consegui dar continuidade, tanto que estou atrasada em diversas série, uma delas Gotham, que caiu totalmente nas minhas graças, por tirar o foco dos super heróis e falar sobre pessoas mais "comuns". Já que gostou do seriado Demolidor, dá uma procurada nas hqs dele, vale muito a pena, eu já li alguma e ele tem uma ótima história!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Caramba, eu nunca consegui escolher nada? Eu prefiro gostar de tudo e fim. UHAUHA Mas adorei o seu texto! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, então, eu tenho preferência, mas não tenho como dizer que eu só gosto de um. Até porque, não conheço todos os arcos, se eu conhecesse eu nem sei o que eu seria hahaha. Obrigada <3

      Excluir
  4. Ambos são muito bons, acho dificil escolher. Gosto dos eternos Super Homem, Batman, Mulher Maravilha... mas amo mais que tudo os filmes da Marvel, tipo Capitão América e Vingadores.

    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é difícil, até acho que as brigas dos fanboys é desnecessária. E sim, os filmes da Marvel são os melhores hahaha.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Olha, pra mim não importa! EU AMO AS DUAS IGUALMENTE, e sinceramente não pararia de amar um personagem só por que ela não é da DC, ou da MARVEL! Mais fácil amar igual. <3

    http://arquivosderafaela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Rafa! Não tem como parar de gostar de um personagem só por causa da editora, não é justo!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Cara, é como eu estava falando com os meus amigos hoje, porque perder toda a diversão por ter que especificar que gosta somente de uma quando você pode se divertir infinitamente mais quando abre espaço para outra também? Tudo bem que alguns personagens são parecidos, mas cada um têm sua peculiaridade também... Mas sla, eu curto as duas <3

    O post ficou ótimo, Ju! Parabéns!!

    XGeek

    FanPage XGeek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Tai! É tão melhor se divertir com todos ao invés de brigar com um só!
      Muito obrigada <3

      Excluir
  7. Eu também não entendo por que as pessoas vivem brigando e se matando pra dizer que uma é melhor que a outra... ¬¬
    Aproveite o que há de melhor nas duas e seja feliz, poxa!
    Pelo menos eu faço assim e me divirto muito kkk'
    Parabéns, deve ter dado um trabalhão reunir as informações :O
    Maricando
    beejo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina, o importante é se divertir com as duas.
      E obrigada, não foi tão difícil, grande parte é coisa que eu já venho pesquisado há bastante tempo.
      Obrigada pela visita, beijo!

      Excluir

Obrigada por ler e comentar!
Se comentar em anônimo, deixe seu nome!
Comentários ao estilo spam não serão aceitos, então só comente se realmente leu o post! Obrigada pela compreensão ♥