A casa - André Vianco

Fala galera! Tudo beleza por aí?
Por aqui tá tudo andando. Espero em breve poder passar algumas novidades a respeito do blog pra vocês. Mas vamos ao que interessa, hoje lhes apresento a resenho do livro A casa, do escritor brasileiro André Vianco.


Bom, quem conhece o Vianco está acostumado aos livros voltados para o universo vampírico, como em Os Sete, Bento, da Saga do Vampiro Rei e por aí vai.
Pra ser sincera, esse é o único livro do Vianco que li até hoje, pois ainda não tive acesso aos outros, e quando tenho, acabo comprando algum outro título. 
Mas vamos ao que interessa: de que se trata A casa?

"Vou contar a história de quatro corações perdidos, quatro corações que foram açoitados e que nesta novela vão se encontrar. 
Quatro corações que estiveram naquela casa e que nela acharam a paz. Não duvide do poder da casa, pois eu já estive lá e a força é de impressionar. Ela cura qualquer coração.
Não sei se você me entendeu bem, mas eu disse "qualquer" coração."


Em A casa nos são apresentados quatro personagens, sem qualquer ligação. São eles Hélio, Rosana, Leon e Ismael. Cada um com sua vida, cada um com seu tormento. 
Hélio é um alcoólatra que vive atormentado pela lembrança de sua filha, a qual encarava com desprezo, por ter nascido com um problema no coração e não poder "dar orgulho ao pai". 
Rosana é mãe de três filhas que também é perturbada por uma lembrança: a de ter traído seu esposo sem saber se ele tinha feito o mesmo, pois o mesmo morreu pouco depois de sair de casa.
Leon é uma menina que foi mandada embora de casa pelo pai, após revelar que era lésbica. Depois desse episódio, virou uma viciada em drogas, principalmente as injetáveis.
E finalmente Ismael, um workaholic que sempre sentiu vergonha de sua origem humilde e que perdeu o pai após uma discussão, quando ainda era novo.


Cada personagem tem dramas reais que em certos momentos nós nos identificamos. Todos os quatro, em certo momento, recebem um cartão com um endereço. Um endereço e uma frase, nada mais. Junto ao endereço le-se: O alívio para o coração atormentado está aqui. Cada um visita o endereço em dias e ocasiões diferentes e acabam por não dar importância à casa amarelo-ouro da qual saia uma fila, até que em um dia de chuva muito forte, os quatro se reúnem na aconchegante casa amarela. É chegada a hora deles. A hora de seu alívio.


A partir daí acontece toda a magia do livro. Eu o li duas vezes, e na segunda vez eu acabei chorando mais do que a primeira. Não sou o tipo que chora fácil, a não ser em filmes de animação e que tenha bichinhos (quem não chora em filme de bichinhos?), então esse livro me fez sentir algo que eu nunca senti em nenhum outro até hoje. Enquanto você lê, vai compreendendo cada problema, vai se identificando e se solidarizando com os personagens. Não posso falar muito, pois a cada página você vai descobrindo uma coisa, e elas são tão poucas que se der muitos detalhes, toda a beleza se vai.
A escrita de André Vianco é leve e direta, fazendo o livro ser curto e intenso.  

E aí, o que acharam do livro? Já leram alguma obra do Vianco? Qual me indicariam?

Me encontre nas redes sociais
Compartilhar no Google Plus

Juliara Vasconcelos

Geek por hábito, nerd porque me chamam. Gosta de jogar, mas é noob, adora assistir filmes mas odeia filmes de dramalhão e tem medo dos de terror. Lê fantasia, ficção científica e terror, que é sua maior divergência. Não tem nenhuma saga preferida, porque ainda não leu Senhor do Anéis. (Isso mudará em breve)

    Comentários

10 pessoas já comentaram:

  1. Oi, JU.

    Tenho muita curiosadade em ler uma obra do André Vianco, sempre leio resenhas positivas do autor. Mas, é a primeira vez que vejo de A Casa, não conhecia. E de das resenhas que vi essa foi a que mais me interessou. De verdade. Acho que por causa da vida de cada personagem e também por ter dito que chorou kkkk Vou ler!


    bjosss,

    www.papuff.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Pois é, ainda não vi resenha desse livro por aí. Leia sim, é uma leitura mega rápida e que vale super a pena!
      Obrigada pela visita! Beijo!

      Excluir
  2. Eu não tinha ouvido falar desse livro ainda, mas gostei da tua resenha. fiquei curiosa pra ler.. eu tenho "O caminho do poço das lágrimas" do Vianco, que é muito bom. É meio que como uma fábula, eu acho, e tem algumas páginas ilustradas...muito bom mesmo. Se me deparar com esse aí, com certeza vou levar *_*

    Riscos e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!
      Vou dar uma procurada nesse que você falou. Sair um pouco dos mais conhecido é sempre bom!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Adoro pegar uma obra e me identificar com a personalidade de cada personagem.
    Fiquei bem ansiosa para ler o livro.
    Adorei a resenha

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom e ajuda muito na leitura.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Ainda me devo a leitura de algum livro de André Vianco.
    Estou conferindo algumas postagens aqui e gostando do espaço.
    Abraços,
    Kleiton
    http://kleitongoncalves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora estou me devendo todos os livros dele Kleiton!
      Obrigada pela visita!
      Abraço!

      Excluir
  5. Nossa, nunca tinha escultado falar sobre esse livro, mais gostei bastante, fiquei bem curiosa, e gostei bastante capa dele da um ar de mistério rs
    Parabéns.
    http://mundo-daisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro a capa dele também!
      Obrigada pela visita!

      Excluir

Obrigada por ler e comentar!
Se comentar em anônimo, deixe seu nome!
Comentários ao estilo spam não serão aceitos, então só comente se realmente leu o post! Obrigada pela compreensão ♥