1010 maneiras de comprar sem dinheiro


Fala galera, beleza?
Então, hoje trouxe pra vocês um projeto super interessante que eu achei, enquanto navegava pelas interwebs. Trata-se do Projeto 1010 ways to buy without money (ou o que tá escrito no título do post).

Bem, infelizmente esse não é um projeto brasileiro, mas com certeza serve de inspiração para alguém fazer isso por aqui. Esse projeto se iniciou em 2011, em Barcelona, no dia mundial do livro, mais conhecido como 23 de abril. A ideia surgiu depois que pararam pra pensar o porque do dia do livro ter sido transformado num dia de comprar livros. A partir daí, eles estudaram 1010 formas das pessoas comprarem livros através de gestos. 
Depois do primeiro evento, onde "venderam" 105 livros, decidiram levar o projeto a frente, que poderia acontecer em qualquer cidade, em qualquer dia com qualquer objetivo.


Eles deixam claro que nada é de graça, pois criaram um "preço" pra cada coisa. Os preços são de abraços a telefonemas demonstrando o afeto que sente pelos pais, promessas de parar de fumar entre outras coisas. Através dessa mobilização, eles te convidam a pensar a respeito dos seus hábitos consumistas, te faz se perguntar se você realmente precisa de determinada coisa e por aí vai.

O projeto determina o limite de um livro por pessoa, e a mesma tem que ter a consciência do preço. Óbvio que se você não fuma e pegar um livro que tenha como preço a promessa de parar de fumar, você não vai poder pagar, e isso seria um "roubo". 


Esse ano, o evento ocorreu simultaneamente em Barcelona, Madrid, Santa Coloma, Sant Feliu e Terrassa entre outros lugares. O mais bacana é ver o quanto o evento já está crescendo. Vale lembrar que agora eles não fazem mais exclusivamente de livros, você consegue achar posteres, relógios, entre outras coisas bem interessantes.

Eu conheci esse projeto através dessa matéria no site da revista Super Interessante. A matéria foi escrita em 2013, mas o projeto tá lá firme e forte!

Para conhecer mais sobre o projeto, vocês podem acessar o site deles (aqui) e também a página do Facebook (aqui). Quem sabe alguém se mobiliza e traz pro Brasil? 

Ah, uma observação, no site diz que já teve uma edição em Porto Alegre, mas não achei nenhuma matéria falando a respeito.

E aí galera, o que acharam desse projeto? Vocês gostariam de uma edição dessa pelas cidades brasileiras? Se por acaso você sabe de alguma cidade que tenha feito, deixe aí nos comentários que eu vou adorar saber!

Fotos retiradas da página do Facebook do projeto.

Me encontre nas redes sociais
Compartilhar no Google Plus

Juliara Vasconcelos

Geek por hábito, nerd porque me chamam. Gosta de jogar, mas é noob, adora assistir filmes mas odeia filmes de dramalhão e tem medo dos de terror. Lê fantasia, ficção científica e terror, que é sua maior divergência. Não tem nenhuma saga preferida, porque ainda não leu Senhor do Anéis. (Isso mudará em breve)

    Comentários

8 pessoas já comentaram:

  1. Que iniciativa interessante! <3 Será que aqui no Brasil iria funcionar? A maioria das pessoas não falam nem bom dia com a gente no prédio. ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina, ainda tenho essa dúvida, mas acho que seria interessante justamente por causa disso, pra tentar ao menos mudar um pouco a atitude das pessoas.

      Excluir
  2. ADOREI A IDEIA DESSE PROJETO! Pena que não é brasileiro, mas realmente é uma boa ideia!
    Gostei muito do "pagamento" ser coisas fofas como abraços e ligações para parentes. Achei muuuito interessante. Um incentivo a leitura e ao amor também né?

    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o melhor tipo de incentivo, sem dúvidas!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Eu achei a ideia bem interessante *-*. E nunca tinha ouvido falar desse projeto.

    www.expectativasreais.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super interessante, e acho que tem muuuita gente além de você que não conhece.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Oi, Ju.

    Eu não conhecia esse projeto, muito interessante. Que venha pra cá - além de Porto Alegre, seria mais uma maneira de aumentar os leitores e de mais pessoas terem acesso a leitura. xD

    bom feriado

    bjosss,

    www.papuff.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que venha mesmo, eu ia tentar participar, tanto doando livro, quanto "comprando"!
      Bom feriado pra ti também (que já tá no final) e obrigada pela visita!

      Excluir

Obrigada por ler e comentar!
Se comentar em anônimo, deixe seu nome!
Comentários ao estilo spam não serão aceitos, então só comente se realmente leu o post! Obrigada pela compreensão ♥